Brusque, 15 de outubro de 2018   |   17:10

Previsão do Tempo

CENTRAL DO TEMPO – FLORIANÓPOLIS SC

PREVISÃO DO TEMPO PARA QUINTA-FEIRA 11/10/2018

Atualizado em 11/10/2018 04h04min

Uma grande quantidade de nuvens baixas e médias predominam na maior parte do estado catarinense reproduzindo um aspecto de céu nublado intercalando com alguns momentos de sol sobretudo do Oeste ao Planalto Sul onde faz calor. A diferença de temperatura aliada ao regime de ventos em superfície, promovem durante a tarde algumas pancadas de chuvas isoladas (chove em um bairro de nas vizinhanças não passa de um céu parcialmente nublado) com destaque para os setores do Oeste e Meio Oeste. 

O ar frio e úmido proveniente das regiões de alto mar (circulação marítima) promove alguns episódios de chuva ou garoa ocasional entre a Faixa Litorânea, Serra, Planalto Norte e Vale do Itajaí, alternando com períodos de melhoria (aberturas de sol). Temperatura amena durante a madrugada e primeiras horas da manha com mínimas oscilando entre 15 a 18ºC no Oeste, Litoral e Vale do Itajaí. Já no topo da Serra (São Joaquim, Urupema, Urubici e Bom Jardim da Serra) mínimas variando entre 4 a 6ºC. Ao longo do dia, as máximas ficam mais altas no Oeste ao Meio Oeste, variando entre 25 a 28ºC. 

Vento de sudeste a leste entre o Litoral e Vale do Itajaí com velocidade média de 15 km/h e rajadas de 40 km/h. Entre o Oeste ao Planalto Serrano, vento soprando do quadrante norte a nordeste fraco a moderado com rajadas de 35 km/h 

TENDÊNCIA DO TEMPO PARA OS PRÓXIMOS DIAS 

Sexta-feira (12/10): Sol e variação de nuvens pela manha do Oeste ao Planalto Serrano incluindo o Litoral Sul com possibilidade de pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas mal distribuídas ao longo da tarde e inicio da noite, devido à aproximação de uma frente fria (instabilidade pré-frontal), sobretudo nos municípios que fazem divisa com o RS. Risco de temporal isolado. Entre a Grande Florianópolis, Litoral Norte, Vale do Itajaí e Planalto Norte, o padrão de umidade proveniente do oceano Atlântico (circulação marítima), promove um dia de muitas nuvens alternando com aberturas de sol e com possibilidade de chuviscos ocasionais mal distribuídos. Temperatura segue em elevação e faz calor no Extremo Oeste e Oeste, variando entre 28 a 32ºC. Vento de noroeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas de 30 a 40 km/h. 

Sábado (13/10): O ingresso de uma frente fria aliada a um centro de baixa pressão, provoca muitas nuvens carregadas em todas as regiões com pancadas de chuva e eventuais trovoadas inicialmente nos setores do Oeste ao Sul do estado durante o turno da madrugada e manha se propagando para os demais localidades de SC no decorrer da tarde e noite. Risco de temporais com granizo e ventania. Temperatura estável e sem muita elevação, variando entre 22 a 23ºC na maioria das cidades. Entre o Litoral Norte e Vale do Itajaí, o maior predomínio do sol pela manha favorece um calor mais acentuado (calor pré-frontal) com máximas que atingem o patamar dos 30ºC. Vento de noroeste a nordeste trocando de direção para o quadrante sul a sudoeste, moderado a forte com rajadas de 80 a 90 km/h.

Domingo (14/10): A frente fria se afasta de SC e o tempo melhora gradativamente ao longo do Oeste, Meio Oeste, Planalto Serrano, Grande Florianópolis e Litoral Sul, onde o sol aparece entre muitas nuvens na maior parte do dia. A umidade armazenada na baixa atmosfera reforçada por uma frente fria localizada sobre o PR, mantém céu encoberto com chuva e garoa ocasional nos municípios que fazem divisa com o estado paranaense na maior parte do dia. Temperatura mais baixa em relação aos dias anteriores, com máximas oscilando entre 18 a 21ºC. 

Piter Scheuer - Meteorologista - CREA/SC 154169-9

Repórter: Depto. Jornalismo - Araguaia
Imagem: Ilustração


Veja também